Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Novidades do Congresso Brasileiro de Nutrologia de 2012

Revista Men’s Health Agosto 2012
26/09/2012
Feijão
13/10/2012
Exibir tudo

Novidades do Congresso Brasileiro de Nutrologia de 2012

Finalmente consegui sentar e escrever. Estava ansiosa por contar as novidades do Congresso.  
Vitamina D:
Neste Congresso apresentei um trabalho sobre vitamina D intitulado Associação entre D, depressão, e obesidade em individuos que frequentaram Spa Medico. Realizei um estudo de 177 pacientes, onde nesse estudo podemos comprovar a relação existente entre obesidade e vitamina D baixa. Sabe-se que a deficiência de vitamina D, por diversos mecanismos, que ainda serão esclarecidos, leva ao aumento de peso, depósito de gordura, e alteração do metabolismo da glicose e insulina. Vitamina D é um mega capitulo a parte, espero poder falar mais dela por aqui. Pois me encanta muito este assunto.
Café:
O Café foi um tema apresentado pelo Dr Durval, que é presidente da Abran.
O café contem cafeína ( 1,2%), ácidos clorogenicos, diterpenos, polissacarídeos, lipídios, proteínas, lipídios, magnésio, fósforo, potássio, etc.
Destes componentes o que se destaca é o conteúdo de acidos clorogenicos que promovem um efeito benéfico antioxidante. Os metabolitos acido caffeico e ferúlico são capazes de inibir a oxidação o do LDL ( ou seja benéfico na prevenção cardiovascular)
Um estudo realizado em 2000, publicado no Arch Intern Med, chamado Cofee Consumption and the Risk of CHD, concluiu que aqueles que tomam café regularmente ( diário) tem menor mortalidade por risco cardiovascular, mas atenção a conclusão dos estudos é a seguinte: se você toma diariamente você tem beneficio ( reduz chance de infartos), se você não toma diariamente melhor não tomar ( uso irregular não seria benéfico).
Segundo outro estudo o consumo seguro regular seria o consumo moderado ( = 4-5 xic ao dia), equivalente a cerca de 50ml ( =1 xic) do café brasileiro que é mais forte em relação ao americano. ( eles tomam um café mais “diluído’).
Em relação a quem tem colesterol alto, deve-se cuidar e tomar preferencialmente o café coado ( coador de papel) que retém as substancias diterpenos (cafestol e kahweol)  presentes no café evitando aumento de lipides, ou o café instantâneo ( solúvel). O café expresso, coado com coador de pano, o café decantado ( chamado turco ou escandinavo) devem ser evitados. 
Fibra:
Palestra da Dra Saikrupa Das.
Reiterou a importância da fibra na alimentação, apresentou diversos estudos populacionais ( em diversos países), demonstrando que as populações que consomem menor quantidade de fibra tem maior prevalência de obesidade.
Sedentarismo:
Estudo publicado na revista The Lancet, associou o tempo sentado ( fazendo atividades ou não) é um fator de risco aumento de mortalidade , independente da atividade quando não se está sentado.  Quanto menos tempo sentado, melhor!

Em breve escreverei mais um pouco sobre o café e outras coisas da alimentação que influenciam  na sua saúde. Até lá!

Dra. Camila Perlin Ramos
Dra. Camila Perlin Ramos
Camila Perlin Ramos é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Fez residência em Nutrologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), RS, e é mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *