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Polifenóis são substâncias antioxidantes presentes em frutas, vegetais e algumas bebidas, como o vinho. Importantes para amenizar o efeito de radicais livres e ajudar na prevenção de doenças como as as cardiovasculares e o câncer. 
 
As quantidades ideais recomendadas diariamente para essa classe de fitonutrientes ainda não foram determinadas. Os seguintes alimentos e bebidas tem quantidades significativas de polifenóis:
 
·      Alimentos naturais e orgânicos
o   Mirtilos, framboesa, morango, groselha, cassis, cramberry, cereja
o   Tâmaras e figos
o   Ameixa, uva, jabuticaba
o   Couve, espinafre, alho, mostarda, repolho
o   Salsa
o   Maçãs com casca
o   Cítricos

o   Chocolate amargo


 
·      Bebidas
o   Chá verde, preto ou oolong
o   Leite de soja
o   Suco 100% de frutas  maçã, uva, cereja, maçã, cítricos, ameixa

Fonte: PRATT, Steven; MATTHEWS, Kathy. Super alimentos – Os incríveis efeitos de uma comida que pode mudar a sua vida. São Paulo: Prestígio Editorial, 2005. P.278-279
Dra. Camila Perlin Ramos
Dra. Camila Perlin Ramos
Camila Perlin Ramos é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Fez residência em Nutrologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), RS, e é mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

2 Comentários

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