Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Por que procurar a médica nutróloga?

Por que procurar a médica nutróloga?

Em primeiro lugar, para avaliar sua condição nutricional, na busca por saúde e bem-estar. A médica nutróloga irá diagnosticar desequilíbrios e/ou carência de nutrientes e prescrever o tratamento mais adequado, tanto para o alívio ou tratamento de causas e sintomas, no caso de doenças já instaladas, quanto na eliminação de hábitos incorretos que possam gerar problemas futuros. A conduta se inicia com a definição das causas dos problemas para só depois tratar dos sintomas. Com o auxílio de exames clínicos e laboratoriais, a médica nutróloga tem capacidade de analisar integralmente a condição nutricional do paciente, relacionando-a ao estado geral de seu organismo. Traçando um panorama completo do paciente, inclusive quando há necessidades específicas, como no caso de vegetarianos, gestantes, atletas, esportistas, mulheres na menopausa, pessoas com alteração de peso, hipertensos e diabéticos, crianças e idosos.

O que é Nutrologia?

Especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira, a Nutrologia avalia a qualidade e a quantidade de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) ingeridos tanto por pessoas saudáveis quanto doentes, e corrige as deficiências associadas à alimentação. Também estuda a inter-relação dos nutrientes, entre si e com medicamentos. Diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios relacionados à nutrição são o foco da especialidade, que se torna cada vez mais conhecida e respeitada, graças, principalmente, a dois fatores. Primeiro, os resultados efetivos obtidos com a intervenção de médicos nutrólogos na saúde de pacientes e, segundo, pesquisas e estudos que mostram cada vez com maior clareza a interdependência entre corpo saudável e boa nutrição. Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, osteoporose, problemas articulares, anemias e desnutrição, entre muitas outras, são causadas ou, no mínimo, agravadas pela nutrição inadequada, fator que pode ser diagnosticado, mensurado e corrigido pela Nutrologia. Em outros problemas de saúde, mesmo que não diretamente relacionados a hábitos alimentares, a especialização pode contribuir com a escolha da alimentação e/ou suplementação nutricional mais indicada para potencializar os efeitos do tratamento principal.

Obesidade

A Nutrologia faz o tratamento da obesidade com foco nas mudanças alimentares e de estilo de vida. A visão da médica é propiciar alterações que possam ser mantidas ao longo da vida, evitando o reganho de peso. A manutenção do novo peso costuma ser um dos maiores problemas enfrentados por pacientes que deixam a obesidade para trás, assumindo uma nova forma de vida. O acompanhamento da nutróloga oferece apoio e ferramentas capazes de fortalecer a nova postura, tornando permanente o benefício alcançado.

Pós-cirurgia bariátrica

No pós-operatório da cirurgia bariátrica, a nutróloga tem importante atuação, tanto no curto quanto no longo prazo, corrigindo deficiências nutricionais comuns após o procedimento. Pacientes submetidos a essa cirurgia devem fazer uma revisão nutrológica pelo menos uma vez ao ano para checar as suplementações e investigar eventuais carências. Trata-se de uma condição especial, na qual preservar a saúde é tão importante quanto manter o peso.

Gravidez e lactação

Momentos muitos especiais na vida das mulheres, a gravidez e a lactação merecem um olhar cuidadoso em seu aspecto nutricional. O correto aconselhamento pela médica nutróloga pode evitar problemas, dirimir dúvidas, derrubar tabus e corrigir distorções nem sempre detectadas pela paciente. Não só o corpo e o bem-estar da mamãe são beneficiados com uma nutrição adequada, mas também o bebê, seja em seu período de formação, seja no aleitamento.

Vegetarianismo/veganismo/intolerâncias alimentares

Pessoas que mantêm restrições alimentares específicas, voluntárias, caso de vegetarianos e veganos, ou por questões de saúde, como ocorre com quem tem intolerância à lactose ou ao glúten, encontram na Nutrologia uma forte aliada. Por meio da avaliação da necessidade de suplementações, a médica nutróloga faz ajustes em cada uma dessas dietas, garantindo que não haja perda de equilíbrio na nutrição do paciente.

Responsive ThemeForest Wordpress Theme Avada bigtheme.net/wordpress/themeforest/323-avada BIGtheme.net